sábado, 21 de abril de 2012


Marley & Eu

Marley & Eu é um incrível livro, escrito por John Grogan, que fala sobre uma família em formação e seu incorrígivel cão, Marley um grande labrador. Como diz o prefácio do livro, Grogan tocou os corações das pessoas com esse livro, com essa história que emociona sempre que lembramos dela.
     A história começa quando John se casa com Jenny e eles começam a sua vida juntos.Sempre desejando ter filhos, eles decidem ter um cãozinho, pois assim "aprenderiam"  a tomar conta de algo que tivesse vida. Eles vão até um canil e escolhem o labrador mais desengonçado, mas que também era o mais fofinho.
    Ainda não sabiam exatamente o nome que cãozinho teria, mas tinham algumas ideias. Certa vez, ouvindo músicas, John acha que o nome ideal para o novo amigo seria Marley, em homenagem ao sucesso do cantor Bob Marley. Marley era considerado o pior cão do mundo pelos seus donos e por quem o conhecia. "Com muitos colchões mastigados, poltronas mordidas, mesas quebradas; mas também com muito carinho, devoção e alegria."
    Marley não faz parte apenas da vida de Grogan e sua família, mas da vida de muitas outras pessoas que leram o livro e viveram cada palavra juntos, imaginando, viajando, rindo e ... chorando.
    Mas como sempre, os anos  passam e as pessoas e os animais envelhecem, pois nada dura para sempre. Já tendo três filhos, Grogan e a família começam a perceber que Marley estava ficando velho, quase não conseguindo subir as escadas da casa. Até que certo dia, Marley sai de casa e John o encontra deitado próximo a árvores e vê que ele não estava sentido-se bem. Leva-o à uma veterinária que o disse que Marley teve uma dilatação no estômago, por comer e beber muito rápido, e o advertiu que se isso acontecesse outra vez, teria que ser feita uma cirurgia ou ele não sobreveveria.
    Marley foi pra casa e todos tinham que ter cuidado com o grande amigo, pois havia risco de morte e ninguém queria que o seu grande labrador, mesmo destruindo tudo o que via pela frente, partisse.
     Mas o pior aconteceu, Marley teve outra dilatação, então a veterinária perguntou à John se ele queria que fosse realizada a cirurgia, mas disse que as chances de ele sobreviver eram mínimas, devido a sua idade avançada. John ficou sem saber o que fazer, a cirurgia ou fazer uma injeção para que ele descançasse em paz. A cirurgia só iria fazê-lo sofrer. Grogan optou pela injeção, Marley já havia sofrido muito com a dor da dilatação, não merecia passar pela cirurgia.
     A veterinária deixou John alguns minutos sozinho com Marley, para se despedir, isso foi muito triste tanto para John, quanto para Jenny e os filhos, que estavam em casa esperando notícias do grande amigo. John decidiu trazer o corpo de Marley para casa, para uma real despedida. Os três filhos haviam feito desenhos de Marley, homenagens, etc. Era um adeus ao cão que mudou a vida deles, que cresceu junto com eles, que acompanhou a família durante 13 anos, à um cão que lhes ensinou o que realmente importa na vida, Marley

Nenhum comentário:

Postar um comentário